Quem é o Juiz Minty?

Criado por John Wagner e Mike McMahon, saiba quem é o personagem secundário chamado Minty, um Juiz que apareceu somente em duas histórias, mas ganhou um fan filme, lançado em 2013. A primeira aparição do Juiz Minty foi na prog 147 da 2000 AD (lançada no dia 12 de janeiro de 1980). Na história, Minty é um Juiz de rua com uma idade já avançada, que começa a ter uma visão diferente do mundo e do sistema de leis, além de questionar se os cidadãos de Mega-City Um são pessoas terríveis, de fato.

Basicamente, a história mostra um Juiz com sentimentos. Resumindo: em uma missão acompanhando o Juiz Dredd, Minty fica cara-a-cara com um bandido armado, mas graças aos seus reflexos não tão aguçados como antes, ele leva um tiro e é hospitalizado. Na cama do hospital ele percebe que não está mais apto a ser um Juiz de rua em Mega-City, e decide como forma de ‘aposentadoria’, ao invés de ensinar na Academia, realizar A Longa Caminhada, em que o Juiz que está se retirando sai da cidade e vai para a Terra Maldita (o longo ‘deserto’ devastado que tudo se tornou após a Guerra), levar a lei para os sem-lei até a morte, com apenas uma arma que recebe após a cerimônia e nada mais.

“Quando a vida útil de um Juiz acaba, ele pode escolher fazer a Longa Caminhada para a terra dos mutantes, levando lei para os sem-lei, até a morte.”

Algumas outras histórias publicadas depois da prog 147 acabaram por tocar no mesmo assunto, com o Dredd questionando o sistema de leis e também indo para a Longa Caminhada. O próprio Juiz Minty retorna (pela segunda e última vez) em outra história, publicada em 1982, na Anual do Juiz Dredd, em uma história escrita por Jack Adrian e ilustrada por Dave Gibbons.

Nela, uma gangue foge de Mega-City Um em direção à Terra Maldita. Eles caem em uma ‘cidade’ e imediatamente começam a intimidar e ameaçar os habitantes da região, inclusive idosos e o xerife. E, é claro, o xerife é revelado como sendo o Juiz Minty, que se estabilizou por ali e se tornou um pacifista. Ele acaba por tentar resolver a situação sem arranjar problemas, mas após perceber que não há outra maneira, participa de uma troca de tiros, e despacha os bandidos facilmente. Esta foi a última aparição do personagem, até o ano de 2013.

No dia 05/05 de 2013, um ano atrás, um fan filme que estava sendo produzido desde 2008 foi lançado oficialmente. “Judge Minty” mostra o que aconteceu após Minty iniciar a Longa Caminhada. Com 27 minutos de duração, este fan filme é o mais próximo do universo do Juiz Dredd que uma fita já chegou, se comparada com os dois filmes do personagem (O Juiz e Dredd 3D).

O curta foi dirigido por Steven SterlacchiniEdmund Dehn interpreta o Juiz Minty, e Greg Staples (ilustrador e artista conceitual que já trabalhou para a 2000 AD) é o Juiz Dredd. Recebeu uma média 7.4 no IMDB. Infelizmente, até o momento não existem planos para uma sequência. Participou de diversas premiações estrangeiras, nas categorias independente, sci-fi, curta, entre outras. Com uma sacada genial, o curta Judge Minty é interessante para qualquer fã de Juiz Dredd. Não existem legendas em português, então se você não fala/compreende inglês, pode ser um pouco complicado assisti-lo. O fator mais interessante a se comentar é de como um curta focado em um personagem tão obscuro foi feito com tamanha maestria, que se sustenta sem grandes aparições do personagem principal da série de onde o mesmo saiu.

“Nenhuma lei. 3220 quilômetros.”

Siga-nos no Twitter!

Curta nossa página no Facebook!

Visite o blog do curta Judge Minty clicando aqui.

Deseja ler histórias do Juiz Dredd? Acesse o catálogo da Mythos Editora e boas compras.

Anúncios

6 pensamentos sobre “Quem é o Juiz Minty?

  1. Pingback: Os easter eggs de Dredd (2012) | 2000 AD Brasil

  2. Pingback: Um filme de Strontium Dog? | 2000 AD Brasil

  3. Pingback: [Review] Dredd (2012) | 2000 AD Brasil

  4. Pingback: [Review] O Juiz (1995) | 2000 AD Brasil

Comente, punk!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s